Home page

13 de novembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 
 
Hexagrama 33
Retirada
 
  Céu
  Montanha
O oráculo
Retirada. Sucesso!
É favorável a perseverança em pequenas coisas.
Interpretação
O hexagrama enuncia uma situação em que o melhor caminho é ceder ou se afastar. Para preservar a qualidade de vida, muitas vezes é necessário deixar as condições presentes – que foram tomadas por forças adversas ou se tornaram inadequadas. Não se trata de um abandono das responsabilidades, mas sim de não esgotar todos os recursos quando as sombras e as hostilidades ocupam o poder. É o mesmo conselho do ditado popular: "Não dar murros em ponta de faca".
Não é fácil para a nossa personalidade compreender as leis e o sentido das retiradas estratégicas. O exemplo do eremita poderá nos ajudar: quando se faz necessário, o santo sábio se retira para a montanha com a finalidade de restaurar suas forças e aprofundar sua compreensão. No momento adequado, ele retorna ao convívio dos homens para orientar o restabelecimento a ordem.
O caminho se revela nas pequenas coisas, nos gestos e cuidados mais simples, como é a tarefa de regar regularmente as plantas para que floresçam e frutifiquem quando chegar a hora.
Quando não desperdiçamos os recursos disponíveis e mantemos atenção aos sinais celestes, reconhecemos o momento oportuno para a ação e encontramos a inspiração para o gesto adequado.
Conselho
O homem nobre se mantém afastado do que é inferior, evita o ódio e preserva sua dignidade.
Interpretação
Quando o vulgar e o inferior proliferam, o homem que busca o crescimento interior se recolhe em si mesmo para preservar sua dignidade. Ele fica atento para não ser conduzido pelo ódio, pois essa emoção o manteria ligado ao objeto odiado. Só o equilíbrio, o recato e a retidão podem manter as forças das sombras à distância.
Linhas móveis
Linha móvel (seis) na primeira posição significa:
Estar na cauda durante a retirada é perigoso.
Não se deve empreender algo.
Como o hexagrama é a imagem de algo que se vai retirando, a primeira linha é a cauda e a última, a cabeça. Durante a retirada é vantajoso estar à frente. Aqui se está atrás, em contato imediato com a perseguição inimiga. Isso é perigoso. Em tais circunstâncias não é aconselhável empreender coisa alguma. Manter-se quieto é a maneira mais fácil de escapar ao perigo.
Linha móvel (seis) na segunda posição significa:
Ele o submete e detém com firmeza
usando couro de boi amarelo.
Ninguém consegue soltá-lo.
O amarelo é a cor do centro. Representa o que é correto, o que corresponde ao dever. O couro de boi é firma e resistente.
Aqui se indica que enquanto os homens superiores se retiram e os inferiores avançam, um homem inferior se aferra a um superior tão firme e tenazmente que este não pode desprender-se. Como deseja o que é correto e sua vontade é tão firme, ele alcança sua meta.  Deste modo, a linha confirma o que é dito no Julgamento: "No pequeno – equivalente aqui ao homem inferior – é favorável a perseverança".
Linha móvel (nove) na terceira posição significa:
Uma retirada contida é penosa e arriscada.
Alimentar os servidores
traz boa fortuna.
Quando é tempo de retirar-se é desagradável e perigoso ver-se retido, pois se perde então a liberdade de ação. Neste caso a única saída para o homem é colocar a seu serviço aqueles que o retêm para assim garantir ao menos sua iniciativa, e não se entregar indefeso ao seu domínio. Mas ainda que esta seja uma saída, a situação está longe de ser satisfatória, pois o que se pode realizar com tais servidores?
Linha móvel (nove) na quarta posição significa:
A retirada voluntária traz boa fortuna ao homem superior
e ruína ao inferior.
Na retirada o homem superior se despede amistosamente e de bom grado. Interiormente a retirada também lhe é fácil, pois nela não terá de violentar suas convicções. O único a sofrer é o homem inferior, do qual ele se retira, pois sem a orientação do superior se arruinará.
Linha móvel (nove) na quinta posição significa:
Retirada amistosa.
A perseverança traz boa fortuna.
Cabe ao homem superior reconhecer a tempo o momento de retirar-se. Quando se escolhe o momento adequado, a retirada pode ser realizada de forma perfeitamente amistosa, sem que sejam necessárias discussões desagradáveis. Mas ao lado da cortesia no cumprimento das formalidades das formalidades externas é necessária a absoluta firmeza de decisão para não se deixar confundir por considerações irrelevantes.
Linha móvel (nove) na sexta posição significa:
Retirada alegre.
Tudo é favorável.
A situação é inequívoca. O desprendimento interno é um fato consumado e se está livre para partir. Quando se vê o caminho adiante de forma tão clara e sem qualquer dúvida, surge um alegre estado de espírito e a escolha do bem se faz sem qualquer hesitação. Um caminho tão claro conduz sempre ao bem.
Atualizado: janeiro.11
 
 

  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil