Home page

20 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


 
 
Hexagrama 34
A Grande Força
 
  Trovão
  Céu
O oráculo
A Grande Força.
A perseverança no caminho correto é favorável.
Interpretação
O oráculo revela uma época em que se reúnem força e movimento, correção e firmeza. Os valores internos ganham um impulso vigoroso e assumem o centro. Mas o Livro também alerta para o grande risco, nessa condição exuberante, de sermos tomados pela embriaguez do poder. O excesso de autoconfiança leva ao perigo de cometer abusos e violências. Deixar-se embalar pela excitação do poder e precipitar as ações, sem aguardar o momento oportuno, pode gerar reações e oposições intransponíveis.
Persistir no caminho da firmeza e da correção é a chave para a boa sorte nos períodos de grande força. Para o ser que se encontra na busca de compreensão e crescimento, essa época constitui uma oportunidade para interiorizar a força e, ao mesmo tempo, exercitar os princípios de justiça e consideração pelas pessoas à sua volta.
O Livro das Transmutações sempre nos lembra que nos céus e na terra tudo se encontra em eterno movimento. O "poder do grande" não dura para sempre, o que nos coloca a premente questão de reconhecer o gesto adequado e o momento oportuno para promover a frutificação dos dons que nos foram confiados.
Conselho
O homem nobre nunca dá um passo impróprio.
Interpretação
No período da primavera até o verão, em conformidade com os ciclos cósmicos, a natureza expressa sua força exuberante. É desse mesmo modo que o homem correto acolhe os períodos de grande poder. Mas sua verdadeira grandeza consiste em permanecer em harmonia com o bem e com a ordem. Todas as suas iniciativas, então, florescem e frutificam em benefício de todos.
Linhas móveis
Linha móvel (nove) na primeira posição significa:
Poder nos dedos dos pés.
Prosseguir traz infortúnio.
Isto é, sem dúvida, verdadeiro.
Os dedos dos pés estão no ponto mais baixo e estão dispostos a avançar. Do mesmo modo, o grande poder, numa posição inferior, tende a forçar violentamente o progresso. Mas se essa atitude for levada adiante, certamente conduzirá ao infortúnio. Por isso, como conselho, acrescentou-se uma advertência.
Linha móvel (nove) na segunda posição significa:
A perseverança traz boa fortuna.
As portas do sucesso começam a se abrir. A resistência começa a ceder e há um avanço poderoso. Este é o ponto em que facilmente pode surgir uma excessiva e arrogante autoconfiança. Por isso o oráculo diz que a perseverança – isto é, a perseverança no equilíbrio interno, sem o uso excessivo do poder – traz boa fortuna.
Linha móvel (nove) na terceira posição significa:
O homem inferior age através do poder.
o homem superior não age assim.
É perigoso continuar.
Um bode arremete contra uma cerca
e prende seus chifres.
Aquele que exibe seu poder acaba por se enredar em dificuldades assim como um bode enreda seus chifres ao arremeter contra uma cerca. O homem inferior aproveita-se do poder, de modo exibicionista, enquanto está de posse dele. O homem superior não procede assim. Ele permanece consciente do perigo implicado em tal arremetida intempestiva e renuncia em tempo a essa mera exibição de poder.
Linha móvel (nove) na quarta posição significa:
A perseverança traz boa fortuna.
O arrependimento desaparece.
Abre-se a cerca, e não há nenhum emaranhamento.
O poder se apóia no eixo de um grande carro.
Se um homem trabalha com perseverança e tranqüilidade na superação de obstáculos, ao final alcançará sucesso. Os obstáculos cedem, e desaparece todo motivo de arrependimento em virtude do uso abusivo do poder. Aqui o poder de um homem não se mostra externamente, mas é capaz de mover pesadas cargas assim como um carro grande, cuja força está nos eixos. Quanto menos ele utilizar o poder externamente, tanto maior será seu efeito.
Linha móvel (seis) na quinta posição significa:
O bode se solta com facilidade.
Nenhum arrependimento.
O bode caracteriza-se pela rigidez externa aliada à fraqueza interna. A situação apresenta uma configuração em que tudo é fácil, não havendo qualquer resistência. Pode-se, então, abandonar as tendências à beligerância e à teimosia, sem qualquer risco de arrependimento.
Linha móvel (seis) na sexta posição significa:
Um bode arremete contra uma cerca.
Não pode ir nem para diante nem para trás.
Nada é favorável.
Se o homem nota a dificuldade,
isso traz boa fortuna.
Se alguém se aventura longe demais, chega a um impasse em que não pode nem avançar nem recuar, e tudo o que fizer apenas aumentará a complicação. Tal teimosia leva a dificuldades insuperáveis. Se a pessoa reconhecer sua situação, desistir de continuar numa atitude obstinada e se tranqüilizar, então, com o tempo, tudo voltará à normalidade.
Atualizado: janeiro.11
 
 

  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil