Home page

18 de novembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 
 
Hexagrama 56
O Viajante
 
  Fogo
  Montanha
O oráculo
O Viajante. Sucesso em pequenos assuntos.
Persistência e correção trazem boa sorte ao viajante.
Interpretação
O viajante, para ser bem sucedido em seus empreendimentos, deve evitar gestos inadequados aos costumes das terras em que se encontra. Como é estrangeiro e não tem um círculo de relações, não pode ser rude ou exigente. Com cautela e reserva evitará o mal. Se estiver atento aos detalhes, mesmo nos assuntos que parecem de menor importância, terá todo êxito.
A correção do viajante está em manter sua integridade: deve hospedar-se em lugares apropriados e manter contato somente com as boas pessoas. Se assim fizer, encontrará boa fortuna e seguirá seu caminho sem problemas.
O hexagrama "simboliza o momento passageiro. A viagem traz a mensagem de preparação, antes da viagem; de equilíbrio, durante a viagem; e de reflexão, depois da viagem". (Wu Jyh Cherng)
Conselho
O homem nobre administra as penalidades com sabedoria e cautela, e não permite que as disputas se prolonguem.
Interpretação
Os processos e penalidades devem ser atos passageiros, para corrigir os rumos, e não podem constituir um fim em si mesmos. É por essa razão que os homens atentos se dedicam a resolver as pendências com a maior presteza possível, para reencaminhar de modo produtivo as energias disponíveis.
Linhas móveis
Linha móvel (seis) na primeira posição significa:
Se o viajante se ocupa de coisas banais,
atrai sobre si a desgraça.
Um viajante não deve se rebaixar ocupando-se com vulgaridades que encontra em seu caminho. Quanto mais humilde e indefesa for sua situação externa, tanto mais deve ele preservar sua dignidade interior. Pois um estrangeiro se engana ao julgar que, prestando-se a brincadeiras e ao ridículo, encontrará acolhida amigável. Isso só pode lhe acarretar desprezo e tratamento ofensivo.
Linha móvel (seis) na segunda posição significa:
O viajante chega a uma hospedaria.
Traz consigo seus pertences.
Ele conquista a perseverança de um jovem servidor.
O viajante aqui descrito é modesto e reservado. Ele não se aliena de sua essência interior e por isso encontra um lugar onde pode repousar. No plano exterior ele não perde a simpatia das pessoas e por isso todos o ajudam na aquisição de bens. Encontra ainda um servidor fiel e de confiança com o qual pode contar, o que é de inestimável valor para um viajante.
Linha móvel (nove) na terceira posição significa:
A hospedaria do viajante incendiou-se.
Ele perde a perseverança de seu jovem servidor.
Perigo.
Um estrangeiro violento, que não sabe se comportar, se intromete em assuntos e controvérsias que não lhe dizem respeito. Com isso, perde seu lugar de repouso. Trata a seu servidor de modo distante e arrogante, perdendo assim sua lealdade. Quando um estrangeiro já não tem mais ninguém em que possa confiar, sua situação torna-se muito perigosa.
Linha móvel (nove) na quarta posição significa:
O viajante descansa num abrigo.
Ele obtém sua propriedade e um machado.
Meu coração não está contente.
Aqui se descreve um viajante que sabe comportar-se com moderação, apesar de seu temperamento forte e intempestivo. Por isso ele encontra, pelo menos, um abrigo onde pode permanecer. Consegue também adquirir bens, mas mesmo possuindo-os ele não está seguro. Ele precisa estar sempre alerta, pronto para defender-se recorrendo às armas. Por isso ele não se sente à vontade. Está sempre consciente de ser um estrangeiro numa terra estranha.
Linha móvel (seis) na quinta posição significa:
Ele atira num faisão. Este cai à primeira flechada.
Ao final isso lhe traz elogios e um cargo.
Os estadistas que se encontravam de passagem num lugar tinham o hábito de se apresentar aos príncipes da região, oferecendo-lhes um faisão. Aqui o viajante deseja entrar para o serviço de um príncipe. Por esse motivo, ele atira num faisão, abatendo-o ao primeiro tiro. Com isso, encontra amigos que o elogiam e recomendam. Ao final o príncipe o acolhe e lhe confere um cargo.
Muitas vezes há circunstâncias que levam um homem a buscar moradia no estrangeiro. Se ele sabe como fazer frente à situação, apresentando-se da maneira correta, poderá formar um círculo de amigos e encontrar uma esfera de atividades mesmo num país estrangeiro.
Linha móvel (nove) na sexta posição significa:
O ninho do pássaro é incendiado.
Primeiro o viajante ri,
mas depois há de lamentar-se e chorar.
Por um descuido perde sua vaca.
Infortúnio!
A imagem de um pássaro cujo ninho se queima indica a perda do lugar de repouso. Esse infortúnio poderá ocorrer a um pássaro se, durante a construção do seu ninho, for descuidado e imprudente. O mesmo pode ocorrer a um viajante. Caso ele se deixe levar por brincadeiras e risos, esquecendo-se de sua condição de viajante, mais tarde terá motivos para chorar e lamentar. Pois se, devido à imprudência, um homem perde sua vaca, isto é, a modéstia e a capacidade de adaptação, as conseqüências serão nocivas.
Atualizado: janeiro.11
 
 

  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil