25 de abril de 2024

O Valete de Ouros
Jaime E. Cannes

O corpo da terra
O Valete de Ouros é o arcano que simboliza o inverno, a estação do recolhimento, onde tudo o que foi acumulado será agora depurado e toda a experiência e sabedoria possível será extraída das vivências passadas. É o arcano do estudo e do aprofundamento, da capacidade da mente em se expandir e criar oportunidades através do conhecimento adquirido. Aqui é o terreno fértil das possibilidades que “em se plantando tudo dá”, mas que para isso requer muito cuidado e atenção para tornar a semente um fato. Sua fertilidade extrema o faz ser muitas vezes associado à gravidez ou à paternidade como um todo. Os negócios promissores também estão sob sua égide! A falta de ar não o deixa ser dispersivo.
A Filha (Valete) de Ouros no Motherpeace Tarot
A Filha (Valete) de Ouros
no Motherpeace Tarot

Sua falta de fogo não o torna precipitado e sua falta de água faz com que não se perca em fantasias e idealizações.
O arcano no Motherpeace Tarot
À semelhança de muitos nativos americanos a Filha de discos se afasta da comunidade tribal em direção ao deserto onde sobreviverá sozinha por alguns dias evocando a proteção da terra e da natureza. O círculo de pedra em que está inserida é o seu disco mágico de proteção e de concentração de forças. O espelho de obsidiana que ela segura é um instrumento de captação do conhecimento do sol e da lua. O cachimbo que ela tem na outra mão é um símbolo de conexão com o poder da terra e que segundo as tribos Lakota-Sioux lhes foi dado pela Mulher Buffalo-Branco.
Essa Filha estuda para se tornar uma xamã, e busca nesse espaço sagrado a sua visão, aquela que revelará o real propósito de sua existência nessa vida
A Mensagem do arcano
Esse é o momento de concentrar suas forças para desenvolver algo que requer mais do que apenas empenho físico, mas também um desenvolvimento intelectual e pessoal. A vontade de avançar deve ser recheada do desejo de aprender com os fatos. Algo novo pode estar se introduzindo na sua vida e requer para seu pleno crescimento atenção constante e envolvimento pessoal. Os temas que se desenrolam sob a influência desse arcano não são frívolos e por isso mesmo não devem ser tratados desse modo. Se pergunte quais são os limites para o seu próprio crescimento?
novembro.10
Contato com o autor: