Home page

20 de janeiro de 2020

Responsável: Constantino K. Riemma


O Valete de Paus
Jaime E. Cannes
 
O corpo de fogo
O Valete de Paus possui a força constante da terra (que representa o corpo) combinada com a ação criativa, luminosa e explosiva do fogo. Seu movimento é energético e intenso, como numa dança, ou num exercício atlético. Esse valete é a representação da saída do frio do inverno para as dimensões coloridas e quentes da primavera! É a porção mais dinâmica do corpo, é toda ação criativa, entusiástica e renovadora que colocamos em andamento. De certa forma é a capacidade de quebrar os esquemas rígidos da terra e tornar-se mais leve e colorido. É a faceta mais brincalhona e pueril da psique.
A Filha (Valete) de Paus no Motherpeace Tarot
A Filha (Valete) de Paus
no Motherpeace Tarot
 
Sua falta de identificação com a água, entretanto, o torna pouco sensível às demandas externas e sua falta de ar, além de tirar-lhe a ponderação racional, o faz ter pouca autocrítica.
O arcano no Motherpeace Tarot
É a parte jovem e ardente da personalidade que se manifesta por meio da dança e do movimento, da transformação alegre e do crescimento. Simboliza a primavera e o despertar sazonal de Perséfone á terra, marcado por novos crescimentos, pela intensificação da energia sexual e pela migração das aves e dos animais que correm com a Filha de bastões.  Numa mão ela segura um ramo de aveleira, um símbolo mágico de cura e na outra ela segura a roda de Nêmesis que representa o justo retorno àquele que quebrar os ciclos naturais.
O unicórnio simboliza aqui com seu único chifre o zênite, o ponto mais elevado do espírito.
A Mensagem do arcano

Saia do comum permita-se ser ousado e criativo. Experimente caminhos novos e novas posturas. Como obter resultados diferentes se as suas ações permanecerem as mesmas? Saia da rígida postura de quem se leva muito a sério, a vida é curta demais para tanta sobriedade. Lembre-se que as pessoas demasiadamente sérias são as que adoecem mais rápido e se recuperam mais lentamente. São as que saem mais lentamente das crises e que tem menos insights sobre soluções para os problemas.

novembro.10
Contato com o autor:
Jaime E. Cannes - www.jaimeecannes.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil