Home page

16 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Curso de Tarô com Betoh Simonsen
    [< voltar]
9. O Eremita
 
    Um ser idoso, andarilho, com um cajado e uma lanterna. É aquele que busca a verdade das coisas lentamente, porém com firmeza e perseverança. Sabe esperar. Sabe subir a montanha, olhando o mundo com uma perspectiva mais ampla. Perguntaram a um sábio sobre uma verdade que se aplicasse a qualquer situação, e ele respondeu com simplicidade: – Isto também passará.
    Muitas vezes nos perguntamos sobre o sentido da vida em um sentido geral e de nossa experiência de uma maneira particular
 
9. O Eremita
[Tarot Balbi]
      Sentido tem a ver com direção, propósito e significado. Tem a ver com padrão de redes. Existem algumas posturas filosóficas que conduzem a determinadas visões: uma diz que tudo que existe é vontade de Deus e que tudo o que nos resta é aceitar seus decretos através de seus representantes; outra nos diz que a história humana segue algum curso inexorável, baseado em um processo dialético de atividade humana; outra linha afirma que tudo é ilusão, e que devemos procurar o espaço interior; outra nos afirma que é o homem que forja seu destino e que deve lutar por ele com tenacidade; outra nos afirma que nada tem sentido e, por isto, temos que procurar viver o momento pelo momento, pois a vida é uma só; outra, ainda, nos diz que devemos, sim, viver o momento, não porque não existe um sentido, mas, sim, porque só poderemos contar com o presente para nossa ação; estas entre muitas outras correntes.
    Podemos visualizar estas linhas em dois grandes grupos: um grupo enfatiza a importância do esforço humano na criação de seu destino e outro enfatiza a importância do reconhecimento, aceitação e adaptação de situações pré-estabelecidas ou de poderes exteriores a ele mesmo. Todas têm uma parte da verdade.
    O Eremita é um grande pesquisador. Com a luz da lanterna de sua consciência; com o cajado de seu poder sobre o físico, emocional e mental; caminha incansavelmente por todas as verdades, sem negar a nenhuma, mas sem aceitar cegamente a nenhuma, pois a luz única está decomposta em múltiplas cores; e a verdade única refletida em miríades de focos da consciência.
    O Eremita procura por todas as substâncias brutas para encontrar as verdadeiras jóias, sem nunca se esquecer que existem jóias de diversos matizes, como também impurezas das mais diversas ordens. A prova dos nove fora, lembrando-nos que nove é o número do Eremita, procura tirar todas as roupagens de um número para que ele mostre sua natureza essencial. Esta é a força do conhecimento.
    Por exemplo, nasci em 4 de 9 de 1949, 4 + 9 + 1 + 9 + 4 + 9 = 36; 3+6 = 9, portanto meu número de trabalho é 9 nesta vida.
    Quando o rei Arthur adoeceu depois de ter sido traído e renunciado à sua espada ou vontade de lutar, os cavaleiros saíram em busca do Santo Graal, que poderia curar o rei e restaurar o reino. De certa maneira, cada cavaleiro encontrou seu caminho nessa busca. O caminho, a busca e o encontro são todos importantes, e isto em diversos reinos e mundos, pois muitas são as moradas do Pai. Com Arthur em Avalon, podemos nos credenciar à espada junto com a dama do lago. O reino está novamente afligido, invadido, e o verdadeiro Reino dos Céus deve ser restaurado neste plano. Só que, desta vez, Arthur irá se fundir com Merlin, seu eu superior.
    Quando o Eremita sai em uma leitura, indica que o processo em questão caminha, porém com lentidão; e que devemos olhar com atenção para separar o joio do trigo. E, também, que quando aprendemos bastante, temos o dever de ensinar para que o conhecimento não se deteriore e não se volte contra nós.
    
Para continuar nos Arcanos Maiores com Betoh Simonsen escolha os links:
 
9
 
 
 
 
Contato com o autor
Betoh Simonsen
- betohsimonsen@uol.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
out.07
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil