Home page

19 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Curso de Tarô com Betoh Simonsen
    [< voltar]
14. A Temperança
 
    No Tarô existem três arcanos que estão diretamente relacionados com o equilíbrio: o Hierofante, a Justiça e a Temperança.
    No Hierofante, o equilíbrio vem através da maestria sobre os cinco elementos, com a conseqüente integração do físico, emocional, mental e energia motivacional pelo espiritual, permitindo, dessa maneira, a cura e expressão em diversos níveis.
 
14. A Temperança
[Tarot Balbi]
      No arcano da Justiça, o equilíbrio se dá através do muitas vezes difícil ajuste nas relações, trabalhando-se desta forma as crenças, expectativas, limites, resistências e experiências. É um processo dinâmico e intenso.
    Na Temperança, o equilíbrio chega junto com a paz e harmonia. Traz, sempre que aparece em uma leitura, a indicação de que haverá uma ordem, que tudo estará bem, que podemos nos tranqüilizar ou, simplesmente, nos sugerindo umas férias ou um repouso. Poderemos nos abrir ao poder curativo do Universo.
    Em tempos muito antigos, que fugiram à memória do homem atual, existia uma ordem natural em que o alto vibrava em ressonância com o baixo, onde a experiência da criação se fundia com a do Criador, em que a Vontade do Pai atuava na Terra como nos Céus.
    Esse equilíbrio, porém, foi rompido no aspecto lunar da experiência humana, ameaçando o aspecto solar.
    Como verdadeiramente havia o perigo de contaminação, a Terra foi colocada em uma espécie de quarentena, abaixando sua vibração através, primeiro, de uma barreira de freqüência e, finalmente, através de uma desconexão de uma rede de energia planetária e humana, chamada de rede axial nos humanos. Esta etapa final foi catalisada por um grupo de mestres ancestrais de uma civilização que deu origem aos maias, há cerca de 12.000 anos, deslocando também o eixo da Terra.
    Agora, este mesmo grupo está presente para reativar as linhas, e esta reconexão é um processo que se dá em diversas dimensões, em direta sintonia com a atenção do Criador e afeta a tudo e a todos. Estamos nos dirigindo do isolamento para a união. Isto estará sendo possível porque descobrimos o antídoto para toda a negatividade, que é oferecer um abraço amoroso, inclusive para o negativo ou o que nos causa dificuldades. Assim, nossa luz não se entristece. Somos seres de feixes luminosos, inicialmente flexíveis e interativos, por uns bons tempos rígidos e secos, e partir desta nova compreensão nos dirigindo novamente a um estado de fluidez e harmonia.
    Hoje sabemos que poderemos atravessar situações extremas sem perder a esperança quando conseguimos manter uma visão do processo. Esta visão vem da confiança e certeza de que em algum tempo, em algum lugar, tudo estará certo. A Temperança nos mostra como nos sintonizar com esta energia agora e encontrarmos a confiança e a paz, a verdadeira paz. Alguns guias nos falam que este é o verdadeiro encontro de nossos seres passados com nossos seres futuros no foco do agora, em termos de freqüências e energias, simbolizado pelo fluído que percorre as taças seguras pelo anjo.
    No símbolo, no baralho de Waite, poderemos perceber um disco solar na cabeça do anjo, revelando sua conexão com o eu superior; um triângulo no peito, um símbolo de integração que um de meus guias, muito ligado a um dos aspectos da Mãe, me sugere que também pode significar paz, amor e harmonia; o lago e a terra, o racional e o emocional; flores amarelas, simbolizando o plexo solar; a montanha da aceleração das freqüências e, são claro, os cálices, trazendo o encontro do passado com o futuro através do presente, formando um símbolo que lembra o signo de Aquário.
    O Eremita junto com a Temperança nos mostram que só tem sentido o esforço da busca em harmonia com a arte do encontro. Existem muitos buscadores abnegados que nunca se permitem perceber que o verdadeiro lar é exatamente o lugar e o momento em que estão, a base orgânica de sua presença.
    
Para continuar nos Arcanos Maiores com Betoh Simonsen escolha os links:
 
14
 
 
 
 
Contato com o autor
Betoh Simonsen
- betohsimonsen@uol.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
out.07
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil